Sábado, 2 de Outubro de 2010

Dia do Animal

Amanhã é dia do animal, por isso fiz este pequeno post só para não nos esquecermos destes e dos seus direitos.

 

Todos nós já ouvimos falar dos direitos dos animais mas (quase) ninguém sabe o que lá consta, por isso, hoje sendo o dia dos animais dá-mos lugar para verem alguns dos direitos dos animais:

 

Artigo 1º
Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º
a) Todo o animal tem o direito de ser respeitado.
b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de os explorar, violando esse direito. Tem a obrigação de empregar os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
c) Todos os animais têm direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º
a) Nenhum animal será submetido a maus tratos nem a actos cruéis.
b) Se a morte de um animal é necessária, esta deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.

Artigo 4º
a) Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e a reproduzir-se.
b) Toda a privação de liberdade, incluindo aquela que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º
a) Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente em contacto com o homem, tem o direito a viver e a crescer ao ritmo das condições de vida e liberdade que sejam próprias da sua espécie.
b) Toda a modificação do dito ritmo ou das ditas condições, que seja imposta pelo homem com fins comerciais, é contrária ao referido direito.

Artigo 6º
a) Todo o animal que o homem tenha escolhido por companheiro, tem direito a que a duração da sua vida seja conforme à sua longevidade natural.
b) O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.

Artigo 7º
Todo o animal de trabalho tem direito a um limite razoável de tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º
a) A experimentação animal que implique um sofrimento físico e psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentações médicas, cientificas, comerciais ou qualquer outra forma de experimentação.
b) As técnicas experimentais alternativas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º
Quando um animal é criado para a alimentação humana, deve ser nutrido, instalado e transportado, assim como sacrificado sem que desses actos resulte para ele motivo de ansiedade ou de dor.

Artigo 10º
a) Nenhum animal deve ser explorado para entretenimento do homem.
b) As exibições de animais e os espectáculos que se sirvam de animais, são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º
Todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.

Artigo 12º
a) Todo o acto que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um crime contra a espécie.
b) A contaminação e destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º
a) Um animal morto deve ser tratado com respeito.
b) As cenas de violência nas quais os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se essas cenas têm como fim mostrar os atentados contra os direitos do animal.

Artigo 14º
a) Os organismos de protecção e salvaguarda dos animais devem ser representados a nível governamental.
b) Os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem.

23 de Setembro de 1977

  

  

Comemorações:

  • No âmbito da comemoração do Dia do Animal, que se assinala a 4 de Outubro, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação São Francisco de Assis levam efeito uma campanha de adopção de cães e gatos no próximo dia 3.

    O evento vai ter lugar no Parque Marechal Carmona, entre as 10h00 e as 17h00. Aproveitando o facto de ser Domingo e por ser um local de referência para muitas famílias de Cascais e dos concelhos vizinhos, a organização leva a efeito essa acção, num dos dias em que o movimento no parque é maior, já que muitos são os que ali se deslocam para usufruir das magníficas condições deste espaço público.

    O objectivo desta campanha, para além de tentar arranjar famílias para muitos dos cães e gatos que se encontram à guarda da Fundação São Francisco de Assis, é também sensibilizar os visitantes para o abandono e maus tratos de que todos os dias muitos animais de companhia são alvo por parte de donos menos responsáveis.

O que fazer no dia dos Animais?

  

Existem inúmeras actividades que poderão fazer neste dia!

  1. Ida ao oceanário de Lisboa:   É um dos melhores locais para desfrutarem deste dia, uma vez que irão encontrar por lá dezenas de experiências e actividades para todas as idades e na companhia de simpáticos animais.

Oceanário - Dia dos Animais 

 

   2. Visita ao Jardim Zoológico: Se preferirem um programa para toda a família nada melhor do que passar o dia mundial do animal no Jardim Zoológico onde irão ficar a conhecer de perto todos os animais. Sugerimo-vos que passem por um supermercado e comprem tudo o que precisarem para organizar um pic-nic, desta forma irão conseguir tirar o máximo partido do Zoo.

Jardim-Zoológico---Dia-dos-Animais

 

   3. Com o vosso animal de estimação: Não se podem esquecer do vosso animal de estimação! Podem passear com ele(a) pelo jardim, comprar-lhe uma caminha nova, uns petiscos (não muitos!).

 

Não nos devemos lembrar dos animais só neste dia mas sim, todos os dias :) 

 

publicado por Vida animal às 10:05
link do post | favorito
5 comentários:
De daduca a 2 de Outubro de 2010 às 10:53
Não é um hamester e nem um porquinho da india é menor que o porquinho da india,mas obrigada na mesma quando eu saber da foto em que estava o tal animal eu envio.vos e pode ser que vces me possam  responder a minha duvida já agora qual é esse animal fofo no cabeçalho(o do meu)


De Joana Freitas a 2 de Outubro de 2010 às 13:12
Apoiado! Os animais são os que alegram o planeta! Sem eles, a vida não era colorida!


De Joana Freitas a 2 de Outubro de 2010 às 13:22
Acho que não vai haver plágio :) Ehehe, fui a primeira *-* E não tens de quê querida :)


De iMarjam a 2 de Outubro de 2010 às 13:24
Obrigada (:

Tambem gostei muito do teu blog :)

Beijinhos @


De fii a 2 de Outubro de 2010 às 14:39
agradeço (:


Comentar post