Sexta-feira, 8 de Outubro de 2010

Galinha

Os juvenis são chamados de frangos, e os filhotes, de pintos ou pintainhos. Os pintos, poucas horas após o seu nascimento já andam atrás da mãe a debicar.

Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. O galo é o "despertador" - canta cedo logo pela manhã para acordar todas as pessoas e os outros animais. Ao fim da tarde é o primeiro a recolher para que as galinhas também o façam. Quando o mau tempo está a chegar, as galinhas são as primeiras a recolher, indicando ao dono que o tempo está rapidamente a mudar e que é melhor abrigar os outros animais.

 

 

 

As galinhas domésticas não costumam voar, enquanto as selvagens podem voar por curtas distâncias. O que dificulta o voo das galinhas de granja é o fato de serem mais gordas e botarem mais ovos, um e até dois por dia, o que também influencia em seu peso. Em alguns casos, as galinhas têm ainda suas asas cortadas para evitar fugas.

 

 

 

2788601_large

Durante os períodos de calor, ficam à sombra, de asas e bico aberto para manter a sua temperatura o mais constante possível.

 


Normalmente em cada galinheiro só há um galo porque se houver mais vão andar sempre a lutar vão lutar pelo domínio do galinheiro.

As galinhas entram em fase de choco, começando a reunir os seus ovos e, se possível, puxando ainda, com o bico, alguns que não sejam seus, já que o facto de a galinha pôr os ovos não implica que esteja em fase de os chocar e, normalmente, feita a postura, as galinhas voltam ao seu dia a dia.
As galinhas chocam tantos ovos quantos couberem debaixo do seu corpo, não têm que ser necessariamente seus e a galinha não distingue os que são seus e os que não o são, criando todas as crias que nascerem. O tempo de incubação são 21 dias, começando então a nascer os pintos, que vão partindo a casca com o seu bico.

Tags:
publicado por Aninhas128 às 15:07
link do post | favorito
1 comentário:
De Suzi a 8 de Outubro de 2010 às 21:09

xD esse pintainho é tão querido ^^
Beijoss


Comentar post