Segunda-feira, 1 de Novembro de 2010

Cuidados básicos a ter com o nosso cão

Todos nós ao adquirirmos um cão temos de ter cuidados básicos desde saúde, higiene, etc. O post de hoje será sobre a higiene!

 

Escovagem do pêlo:

Qualquer que seja o tipo de pelagem do seu animal, o pêlo morre, cai e renova-se. Os cães mudam a pelagem ao longo de todo o ano com dois picos principais (Primavera e Outono). Os cães que vivem no interior mudam de pêlo com maior frequência e abundância. A escovagem diária do animal permite remover os pêlos mortos. Habitue-se desde o primeiro momento a escovar o seu cachorro. Assim, quando o animal atingir a idade adulta, mostrar-se-á mais calmo pois adquiriu o hábito de ser cuidado, escovado e de tomar banho desde novo.

O banho:

Independentemente da raça, todos os cães podem tomar banho desde que sejam cuidadosamente secos posteriormente. A frequência dos banhos dependerá da textura do pêlo: de 3 em 3 meses para os cães de pelagem comprida; 2 vezes por ano para os cães de pêlo curto e apenas quando estão muito sujos, no caso de cães de pêlo raso.

Nota: Não utilizem champô para cabelo humano, aplique apenas champô especial para cães. Os produtos destinados aos seres humanos são demasiado ácidos e irritam a pele. O banho será também um dos próximos posts, fiquem atentos!

 

A limpeza dos olhos:

É perfeitamente possível limpar os olhos do cão todos os dias com um colírio, desde que tenha sido previamente recomendado por um veterinário. Para o aplicarem basta  erguerem a cabeça do animal, levantar-lhe a pálpebra superior e verter algumas gotas da solução no olho.

As orelhas:

Existem três tipos de orelhas nos cães: caídas, semi-erguidas (ou quebradas) e erectas. Nas raças de cães com orelhas erectas em adulto, esta posição deverá começar a surgir aproximadamente aos 5 meses de idade. Durante esse período é bastante comum ver um cachorro com uma orelha erguida e a outra dobrada – é perfeitamente normal.

Para evitar a ocorrência de otites, o canal auditivo deverá estar sempre limpo, arejado e seco, especialmente em cães com orelhas caídas. As orelhas deverão ser limpas regularmente com um produto adequado.  O canal deve então ser limpo com um algodão ou uma compressa, sem os introduzir profundamente.

Os dentes:

Os cuidados com os dentes são essenciais, especialmente nos cachorros mais jovens. Não esperem ue o hálito do animal seja fétido ou que se formem depósitos de tártaro para intervir. tártaro pode dar origem a inflamações muito dolorosas das gengivas e provocar inclusivamente a perda de apetite.Os dentes deverão ser escovados com regularidade. Caso os dentes do animal nunca tenham sido limpos, apenas a destartarização por um veterinário se revelará eficaz.

publicado por Vida animal às 15:00
link do post | favorito
3 comentários:
De rennata a 1 de Novembro de 2010 às 19:42
live fashion
http://live-fashion.blogs.sapo.pt
digam-me ;b


De Senshilie a 1 de Novembro de 2010 às 19:52
não faz mal querida, é sakura mankai. para referência futura, se voltares a perder, está na minha barrinha do lado direito ^^

ow, o meu nero georg não gosta nada que lhe escovem o pêlo e muito menos de levar com água em cima xD para tomar banho é um martírio! mas para escovar o pêlo basta fazer-lhe festinhas ao mesmo tempo que ele nem dá pela escova :b


De RitaCasal a 1 de Novembro de 2010 às 21:10
Podes fazer o "cuidados basicos com o nosso porquinho da india?


Comentar post