Quarta-feira, 27 de Outubro de 2010

Cobra rateira e cobra de escada - post de ajuda á Helena

Este post é para ajudar a Helena com a sua nova companheira réptil - uma cobra!

 

  • Cobra rateira

 

 Distribuição:
A cobra rateira pode ser encontrada na Península Ibérica, por todo o Sul da Europa, exceptuando Itália, na Ásia Ocidental e ainda no Norte de África. Habita todo o tipo de terreno onde haja roedores e aparece também dentro de habitações, ou do que delas resta, onde se introduz em busca de alimento. Frequentemente, esconde-se debaixo de pedras.

Alimentação:

Alimentam-se essencialmente de roedores, principalmente ratos mas também comem coelhos pequenos. Contudo, come também outras cobras e ocasionalmente aves ou lagartos de grandes dimensões.

 

Tamanho e relacionamento com os humanos:

As cobras desta espécie podem ultrapassar os 2,0 metros de comprimento, sendo a maior das cobras encontradas em Portugal. O seu veneno não representa um perigo verdadeiro para o Homem, sobretudo tratando-se de um adulto saudável, já que é para matar pequenos animais. No entanto, depois de ser mordido deve dirigir-se por segurança a um hospital e contar o sucedido, por forma a ser acompanhado durante algum tempo e ter a garantia que nada de anormal se está a passar.

 

Esperança média de vida:

Esta cobra tem uma esperança de vida a rondar os 20 anos.

 

  • Cobra de escada

 

Distribuição:

Pode ser encontrada em França, Portugal,  Espanha e possivelmente Itália. O seu habitat natural inclui florestas temperadas, terrenos aráveis, pastagens, plantações e jardins rurais.

 

Aparência:

Quando são jovens têm linhas transversais escuras ao longo do dorso. Passado algum tempo começam a aparecer também 2 linhas longitudinais paralelas de cor escura ao longo do dorso (é daqui que vem o nome "cobra-de-escada" pois estas linhas escuras parecem uma escada), e finalmente, quando são adultas ficam apenas com essas linhas paralelas de cor escura ao longo do corpo. Uma cobra-de-escada adulta é inconfundível!

 

Relacionamente com os humanos:

É uma das espécies mais agressivas do nosso país: se as agarrarmos a meio do corpo o mais certo é sermos mordidos! Mas podemos andar descansados pelo campo que as cobras não irão ter connosco para nos morder, só mordem para se defenderem.

 

Helena, alguma dúvida? Já agora, onde tens a cobra?

publicado por Vida animal às 19:26
link do post | favorito
15 comentários:
De gatinhafofa a 27 de Outubro de 2010 às 20:18
ui ui ui eu nunca na vida consegueria ter uma cobra como animal de estimação. mil beijinhos,tem uma boa noite!!


De Blowers Daughter a 27 de Outubro de 2010 às 20:45
NOVO VISUAL :O
LINDOOOO :'D


De Senshilie a 27 de Outubro de 2010 às 20:55
não é que as cobras sejam muito más, mas metem medo o-o acho que a minha sorte é nunca ter visto nenhuma ferida, se não ficava indecisa se tinha demasiado medo para ficar e tratar com ela ou se ficaria com demasiada pena em vez de mesa e a levava para casa e punha a minha mãe aos berros e a correr xD

como é que a Helena a levou para casa? :O


De Blowers Daughter a 27 de Outubro de 2010 às 21:28
:) *


De rita dobrões a 27 de Outubro de 2010 às 22:17
1º eu já vi cobras á venda nas lojas de animais são tão fofas *-* Só que são super caras e eu odeio ver os animais presos em quatro paredes..
2º não sei de que menu estás a falar
3º quanto á data posso cola normal, achei que ficava bem assim, mas queres que te explique como mudas ou perferes que entre no blog?


De Tixa a 27 de Outubro de 2010 às 22:38
Pronto coizz eu amo animais como sabes mas odeio  cobras :x assim buééé lol , mas respeito-as mas nunca iria conseguir conviver com uma :X
bejito!
ps- gosto do cabeçalho ;)


De Tixa a 27 de Outubro de 2010 às 23:16

Ai bem queria :( mas os meus pais não querem cães :( adorava ter um cão/cadela :( quem me dera poder ajudar...


De Tixa a 27 de Outubro de 2010 às 23:34

Mesmo :( porque é assim o meu pátio nao é muito grande e já temos lá as tartarugas, a rola, o papagaio e a coelhinha e eles têm espaço para eles, o gato também gosta de lá ir, e assim não temos as condiçoes necesárias para cuidar de um cão como ele merece, porque nós é do género temos estes animais todos porque toda a gente ama animais cá em casa e porque temos condiçoes para estes, mas ter um animal sem ter condiçoes para ele isso não porque é um membro da famila e merece tudo do bom e do melhor! o cão até poderia andar dentro de casa que é grande mas o meu gato nao aceita nem gatos nem cães :( tem ciumes, atira-se , as vezes foge, nao se alimenta enfim... ja tentamos bantantes gatos/as e já esteve cá em casa o cão da ex namorada do meu irmão e ele tinha medo e não comia... e também nao quero que ele adoeça. o meu gato foi encontrado na rua quando era bebé e ele tem medo de tudo e mais alguma coisa é mimado como tudo credo! (desculpa o testamento)
 Mas olha eu já prometi a mim mesma que quando tiver a minha própria casa e com terreno vou ter imensos cães e gatos! que recolherei na rua ;) e um sonho meu :)


De Tixa a 28 de Outubro de 2010 às 11:57
Infelizmente não conheço linda :( espero que ela tenha um final feliz depois dá noticias dessa linda.
beijito grande!


De rita dobrões a 28 de Outubro de 2010 às 18:37
Mas aparece-te mal o visual é? :x


Comentar post