Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

Animais aquáticos

Os oceanos cobrem mais de 71% da superfície terrestre por isso, nos oceanos encontrámos os mais diversos animais marítimos. Ós animais aquáticos constituem um grupo grande e diversificado. Vão desde espécies pequenas e inofensivas aos gigantes e poderosos das águas. Dentro deste misterioso mundo, encontramos os peixes, crustáceos, mamíferos e moluscos.

É também no mar que se desencadeiam as maiores cadeias alimentares.

 

 

Os moluscos são animais de corpo mole que, na sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres.
O seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.
O grupo dos moluscos divide-se em três classes classificadas como:

Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou num ambiente terrestre e húmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais. Utilizam os pés para rastejar sobre o solo e cavar, permitindo que se enterrem. As conchas servem como abrigo e esconderijo em situações de perigo. Alguns gastrópodes não possuem conchas e utilizam outros mecanismos de defesa como eliminar substâncias desagradáveis para afastar os inimigos.
Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas.



Bivalves – Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas. Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce. Não apresentam cabeça, mas possuem boca.
Os bivalves são chamados de animais filtradores, pois retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula nas suas brânquias.
São representados por mexilhões e ostras.



Cefalópodes – A característica principal destes animais é a de possuir os pés na cabeça. Os pés são modificados em tentáculos. A concha do cefalópodes podem ser internas, externas ou podem não apresentar conchas. Esses animais só se reproduzem uma vez na vida e morrem logo após a reprodução.
São representados por lulas, polvos, nautilus e argonautas.

 

publicado por Vida animal às 15:00
link do post | favorito
1 comentário:
De Suzi a 4 de Novembro de 2010 às 00:08

Sim claro, vou colocar-te já daqui a instantes ^^
beijoss


Comentar post