Quarta-feira, 22 de Setembro de 2010

Pavão

Os pavões preferem alimentar-se de insectos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.

A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.

Na América do Sul, principalmente no Brasil, há uma espécie de pavão raro e em extinção conhecido como pavão Michalick; ela possui a plumagem loira, e é muito cobiçada por sua raridade e beleza.

No acasalamento da espécie Michalick, sempre há uma competição dos machos pelas fêmeas, já que nessa espécie há mais machos. Por esse motivo, a espécie esta em extinção.

 

Origem
O pavão é uma ave de grande porte, com origem na Índia, onde já foi considerado um animal sagrado.
Nesses tempos, o castigo aplicado a quem voluntariamente matasse uma destas aves, podia ser a pena capital.

 

Dimorfismo sexual
Macho (pavão): pescoço azul, com longas penas na cauda (o pavão bombom é a ave com a maior cauda do mundo, e o Pavão Sedentario é o pavão que possui o pescoço mais longo). Fêmea (pavoa): pescoço com um tom verde, com resto das penas cinza. Portanto, o pavão é um animal que apresenta dimorfismo sexual acentuado. Incubação: 27 a 28 dias.

 

 

Um pavão pode viver cerca de 30 anos e medir cerca de 2 metros

Alimentação
Livre ou pecuária subsistência: grãos, sementes, plantas (algumas pessoas o alimentam com rações de galinhas ou de outros galiformes). Cativeiro: mistura de sementes ou rações de de galiformes. Ar Livre: Comem as Fêmeas O ritual que o pavão pode executar para atrair a fêmea chama-se parada nupcial.

Tags: ,
publicado por Aninhas128 às 15:01
link do post | favorito
3 comentários:
De Catarina *.* a 22 de Setembro de 2010 às 21:13

as regras nao permitem... e alem disso a minha mae adora caes, mas ficou muito triste, quando era mais nova, quando o seu pastor alemao morreu. ja o tinha ha muitos anos, e ela sofreu muito com isso. para mim, um cao é como uma pessoa. muitas vezes, até é melhor .


De Catarina *.* a 22 de Setembro de 2010 às 21:35

completamente! O:


De Patrícia Sofia Ferreira a 22 de Setembro de 2010 às 21:49
Ahh...ok fizeste bem ;)
Mas se quiseres uma sugestão, podias dar mais 'vida' aos textos, ou seja, pores cores e sublinhados nas partes mais importantes... acho que ficava giro e mais cativante ;)
Tudo bem?


Comentar post