Sábado, 6 de Novembro de 2010

Rinoceronte-negro

Distribuição
Esta espécie apenas se encontra já em pequenos territórios protegidos, muito dispersos, pelo Sul continente africano, nomeadamente na Zâmbia, Zimbawe, Botswana, Namíbia, Quénia e África do Sul.

Diferenças
O rinoceronte-negro não é muito diferente do branco, é apenas ligeiramente mais pequeno. Quanto à cor, e apesar do nome, é muito semelhante, não sendo por aí que se encontram diferenças significativas.

Protegido
Caçado durante centenas de anos, quase até à extinção, por causa dos seus dois chifres, aos quais eram atribuídas propriedades medicinais, existem hoje apenas cerca de 3000 indivíduos a viver em liberdade. No entanto, em meados dos anos 90 só estavam registados e monitorizados pouco mais de 2100, mas a partir dessa altura um projecto para protecção desta espécie, apoiado por várias instituições a nível mundial, inverteu felizmente essa tendência para os números mais confortáveis que hoje conhecemos, e pode ter sido, assim, evitado o desaparecimento definitivo desta espécie.

4138785_large


Gestação
O tempo de gestação dos rinocerontes é de aproximadamente 480 dias. O facto de este ser elevado, tem sido um dos motivos que dificulta a sua reprodução e que não permite ainda uma maior garantia de sobrevivência desta espécie. Normalmente, nasce apenas uma cria, que é amamentada pela mãe até aos dois anos.

Alimentação
O rinoceronte é um herbívoro habituado a uma alimentação diversificada, que se adapta bem a diferentes tipos de plantas, já que ao longo do ano o tipo de vegetação disponível vai variando. Necessita muitas vezes de percorrer distâncias consideráveis, até encontrar pasto suficiente para a sua sobrevivência, e água para os seus banhos, necessários para hidratar a pele e para se livrar da nuvem de insectos que o acompanha.

Visão
O rinoceronte vê muito mal, mas tem um excelente olfacto e também uma aparelho auditivo prodigioso. Quanto se sente ameaçado, sobretudo o rinoceronte-negro, investe de forma implacável sobre tudo o que mexe, apesar de nem sempre saber sobre o que está a investir. A procura de alimento é feita a partir dos cheiros que aprende a reconhecer, durante o tempo em que é apenas amamentado pela mãe. Quando adulto, sabe perfeitamente distinguir os cheiros característicos dos alimentos que mais lhe agradam.

Tamanho, peso e longevidade
Um rinoceronte pode ter em média 1,60 m de altura, 3,80 m de comprimento e pesar mais de 3000 kg. A sua esperança de vida ronda os 30 a 35 anos em liberdade, podendo em cativeiro durar alguns, mas poucos, anos mais.

 

publicado por Aninhas128 às 15:00
link do post | favorito
21 comentários:
De Solange Fernandes a 6 de Novembro de 2010 às 09:06
DEsculpa!!!!
Mas tipo eu nao tive mto tempo estas semana!!!
sorry


De Inês a 6 de Novembro de 2010 às 09:57

Olá!
Muito obrigada :D
Bjs


De Inês a 6 de Novembro de 2010 às 16:32
mesmo!
Eu tb tenho um cãozinho :)


De Inês a 6 de Novembro de 2010 às 17:58

Obrugada :D


De loversmoda a 6 de Novembro de 2010 às 18:07

Hum queres? Que bom *_*
gostas vas dos meus looks?

Tenho de ver se consigo quem me tire as fotos
Beijinhos


De Senshilie a 6 de Novembro de 2010 às 19:33
eu também gosto muito do meu fundo (muito, muito, muito mesmo), mas não consigo estar muito tempo com o mesmo e já estou com este à meses!

nhai, o vosso blog está tão bonito *-* ele já estava assim? eu estava a ter problemas em visualizar bem o vosso blog, mas não percebi se era erro da minha net a abrir a página, se era mesmo do blog... mas está tão bonito agora que o vejo bem *-*

ow, gosto tanto de rinocerontes :) não fazia a mínima que eles viam mal! é por alguma razão em especial?


De Fashion & Make Up* a 6 de Novembro de 2010 às 20:09
Olaá (:
Ainda bem que gostas-te do blog ;D
Eu gosto muito de cães *-*
Tudo bem?
beijinhos*


De joana. ♥ a 6 de Novembro de 2010 às 21:56

lol, poiis :$


De Fashion & Make Up* a 6 de Novembro de 2010 às 22:15

Comigo também (:
Será que podes seguir o meu blog por favor :s ?


De Solange Fernandes a 7 de Novembro de 2010 às 09:02
Sim ficou com cara muito estranha, mas nao importa eu queria era o look dela xD


Comentar post