Segunda-feira, 15 de Novembro de 2010

Iguana marinha

A iguana marinha, tal como o nome indica, é uma iguana que vive no mar. É o único lagarto do mundo que vive no mar e pode-se encontrar as iguanas marinhas na ilha dos Galápagos (uma ilha vulcênica).

 

As iguanas que nascem do cruzamento de uma iguana marinha macho com uma iguana terrestre fêmea chamam-se iguanas hídricas e tanto podem viver na terra como no mar.

 

As iguanas marinhas, geralmente, vivem em colônias onde os recifes são rasos e ocorrem com uma extensa zona entre marés e uma costa rochosa. Em terra, a iguana-marinha é um animal bastante desajeitado e passa a maioria do tempo parado, evitando gastos de energia ao máximo.

O pé desta iguana,

Ficheiro:Marine iguana foot Espanola.jpg

é diferente dos animais nadadores que têm pele entre os dedos para funcionar como uma espécie de "remo", facilitando o nado, é ausente nestes animais. A locomoção na terra que é feita por essas patas, não são nada eficientes para o nado. O membro utilizado no mar para nadar por esses animais é a cauda. Com os seus coordenados movimentos, faz delas, ótimas nadadoras, nem parecendo aqueles animais desajeitados vistos na terra.

Elas são activas durante o dia e passar as primeiras horas após amanhecer, debaixo do sol em preparação para a atividade. A grande maioria dos indivíduos em cada colônia alimentam-se quase exclusivamente de algas marinhas nas zonas intertidais durante a maré baixa.Esta espécie reproduz a cada ano durante um período de três meses, durante a qual os machos defendem territórios de acasalamento.

O mês de acasalamento depende da ilha. Durante a época de acasalamento o iguana macho fica com cores muito vibrantes para atrair a fêmea. As fêmeas colocam entre um e seis ovos até 300 metros para o interior da ilha, na areia ou nos buracos vulcânicos têm profundidade de 30 a 80 cm. FAs fêmeas geralmente vigiam a toca por vários dias, em seguida, deixam os ovos ao fim da incubação, que leva aproximadamente 95 dias. Quando o filhote nascem, eles já tem características e movimentos parecidos com os adultos e não tem proteção paterna.

 

Quanto á sua alimentação, são herbívoros e comem algas marinhas.

 

 

 

publicado por Vida animal às 15:00
link do post | favorito
6 comentários:
De Fanny a 15 de Novembro de 2010 às 15:51
olá td bem? depois da versão temporária de halloween o nosso site mudou de visual e gostaríamos muito de ter a tua opinião desde ja agradecemos :) bjs
http://vanessaannehudgens.pt.vc/


De Senshilie a 15 de Novembro de 2010 às 19:19
ow, sempre quis ter uma iguana! *-*
um dia estava quase, quase, quase a ter uma... a minha mãe já dizia que podia ter uma... e depois desistiu quando começou a ver as caudas --"
mas um dia ainda vou ter uma *-*


De - é a Buh Pintarola @ a 15 de Novembro de 2010 às 19:54
Obrigada eu :D


De blog Vanessa hudgens a 15 de Novembro de 2010 às 19:57
obrigada :)


De - é a Buh Pintarola @ a 15 de Novembro de 2010 às 20:00
(:


De blog Vanessa hudgens a 15 de Novembro de 2010 às 20:53
que querida(o) :)


Comentar post