Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010

Coelho

O coelho é um dos animais mais característicos da quinta. Ainda é possível encontrá-lo em liberdade, com muita facilidade, e é cada vez mais procurado como animal de companhia, mas é nos animais de quinta que melhor se enquadra.

Ali, a sua única utilidade é o aproveitamento da sua carne para alimentação humana. Em alguns casos, a sua pele é usada na confecção de casacos, embora este aproveitamento dependa das tendências da moda.
O coelho é um roedor, portanto, roerá tudo aquilo que apanhar, sobretudo objectos de madeira. Chega também, com os seus aguçados dentes, a desfazer objectos de plástico. Na quinta, o coelho vive na coelheira. Normalmente, os machos são separados das fêmeas logo que atingem a maturidade sexual, só sendo juntos com o propósito de fazer criação.
Os coelhos são alimentados com uma ração própria, comendo também feno que, para além de alimentação, serve como cama. Alguns criadores acrescentam ao seu menu cascas de cenoura e algumas plantas e ervas de que os coelhos gostam e é sabido que não lhes faz mal.
Dar plantas desconhecidas aos coelhos pode causar graves perturbações gástricas e causar a sua morte.

Os coelhos domésticos podem apresentar uma série de cores, que vão do branco ao preto, passando pelos malhados de todas as cores.
Para fazer o ninho, a coelha escolhe um sítio na coelheira e utiliza o seu próprio pêlo para fazer um ninho bem quente para as suas crias. Estas, quando nascem, são desprovidas de pêlos, tornando-se assim muito vulneráveis.Os coelhos criados em cativeiro fazem sempre as suas necessidades no mesmo local, ficando desde logo esse local marcado para sempre.



A coelha tem um tempo de gestação de 30 dias e nascem entre quatro e seis crias. 
Durante 20 a 30 dias, as coelhas amamentam os seus filhos, após o que estão prontas para conceber novamente.
Os coelhos podem viver cerca de 10 anos e pesar mais de 6 kg

O coelho é um dos animais mais característicos da quinta. Ainda é possível encontrá-lo em liberdade, com muita facilidade, e é cada vez mais procurado como animal de companhia, mas é nos animais de quinta que melhor se enquadra.

publicado por KatieM às 15:00

editado por Vida animal em 23/11/2010 às 20:12
link do post | favorito
6 comentários:
De maary a 24 de Novembro de 2010 às 19:15
Olá :)
brigada pela visita e comentário :)
Ainda bem que gostas dos designs
Eu gosto muito do vosso blog

Beijinhos


De Smileyy =) <3 a 24 de Novembro de 2010 às 19:18
ola! adoro o teu blog... =) adoro animais!
visita também os meus blogs e comenta!
se precisares de alguma coisa para o teu blog, vai ao meu blog de encomendas, a que fazemos, e descobre novos visuais que podes encomendar!
vê o meu blog de moda, mas se adoras a miley dá uma vista de olhos por o meu blog da miley! Dá opiniões! Bj



De Modabelezavida a 24 de Novembro de 2010 às 21:47
Eu adoro animais! tenho animais em casa, obvio que domesticos, mas nao vivia sem eles.
Eu acho que quem maltrata os animais é do mais fraco que há! odeio essas pessoas! acho que me compreendes...ai já aprendi coisas sobre os coelhos :b

Beijinhos e parabens pelo blog tao bom ;D

 


De Joana Freitas a 25 de Novembro de 2010 às 12:03
Adoro de todo o tipo de coelhos, mas os branquinhos, os malhados e os castanhos são tão fofinhos *-*


De Senshilie a 27 de Novembro de 2010 às 10:03
as primeiras cinco imagens são da Sakura, a caçadora de cartas ^^


De Senshilie a 28 de Novembro de 2010 às 11:12
aqui costuma-se distinguir coelho (qualquer coelho que temos em casa) de coelho bravo (para falar sobre qualquer coelho que seja independente e viva por si). eu gosto tanto quando, na primavera, abro a janela e vejo coelhos a saltarem e a fugirem por causa do barulho da portada a abrir ou quando vou na estrada e uma atravessa-se à minha frente *-*
são mesmo animais amorosos *-*


Comentar post